Planos e Programas
  

Fomento Florestal Integrado

O Programa Fomento Florestal Integrado engloba, em sua estrutura, três Projetos:

  • Apoio ao Desenvolvimento Florestal

A Sema promove a capacitação e reciclagem de seu corpo técnico para que estes estejam sempre atualizados e com conhecimento técnico e prático das inovações que englobam a área do meio ambiente. Em 2007, a equipe da Diretoria de Áreas Florestais participou do Simpósio Internacional de Manejo de Microbacias, do Seminário “Manejo Florestal Sustentável da Caatinga”, do Treinamento sobre Restauração Florestal e do Simpósio sobre Adequação Ambiental em Propriedades Agrícolas.

  • Pólo Florestal Sustentável

Para diminuir a pressão sobre a vegetação nativa e apoiar os segmentos que tem demandado por produtos florestais (estacas, madeira serrada) e biomassa (lenha e carvão), a Secretaria do Meio Ambiente vem planejado e apoiando a implantação de pólos florestais sustentáveis para atender demandas regionais (usos múltiplos) e para suprimento de biomassa: lenha e carvão (bioenergia).

  • Floresta Bahia Global

O Programa Floresta Bahia Global é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que visa à promoção de ações de recuperação da cobertura vegetal dos biomas baianos e a descarbonização das atividades humanas, promovendo o seqüestro de carbono e contribuindo para minimização dos efeitos das mudanças climáticas.